Teste pcl
A tradução e validação da Escala Hare PCL-R no Brasil foram desenvolvidas atravésda Tese de Doutorado defendida na USP em 2003 pela psiquiatra Hilda Clotilde Penteado Morana. Em 2005, a versão em língua portuguesa foi submetida ao processo de avaliação pelo Conselho Federal de Psicologia onde obteve parecer favorável. O PCL-R é uma escala de pontuação para a avaliação de psicopatia em populações forenses masculinas desenvolvido pelo canadense Robert Hare. O psicólogo da University of Bristish Columbia que se dedica ao estudo da psicopatia há mais de trinta anos. Além da autoria do PCL-R, Robert Hare é co-autor de outros instrumentos derivados deste.
O PCL-R foi traduzido em dez idiomas e utilizado em diversos países, tais como Nova Zelândia, Austrália, China, HongKong, EUA, Grã-Bretanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia,Alemanha, dentre outros lugares, (MORANA, 2003) “sendo unanimemente considerado oinstrumento mais fidedigno para identificar criminosos psicopatas, em especial no contexto forense” (MORANA, 2004, p. 14)
A Escala Hare PCL-R é composta por Manual com critérios para pontuação de psicopatia, “Caderno de Pontuação”, “Roteiro de Entrevistas e Informações” e um protocolo“Check-list de Pontuação para Psicopatia”.O “Caderno de Pontuação” é um guia de administração e pontuação e contém as instruções e critérios para se proceder a avaliação e pontuação dos itens. A pontuação é feita com base na entrevista semi-estruturada realizada através do “Roteiro de entrevistas einformações” e o indivíduo é avaliado de acordo com vinte itens característicos da psicopatia que poderão ser pontuados de 0 a 2. Pontua-se 0 em situações em que o examinando não apresenta as características avaliadas; 1 se talvez apresente traços e 2 se as características em questão correspondem às apresentadas pelo mesmo. Os itens são divididos em dois grupos – Fator 1 e Fator 2. O primeiro