Teste de Hipótese - Estatistica
DEFINIÇÕES BÁSICAS
Uma hipótese é uma alegação, ou afirmação, sobre uma propriedade de uma população, como por exemplo: pesquisadores afirmam que a temperatura média do corpo humano não é igual a 98,6oF.
O teste de hipótese é um processo que usa estatísticas amostrais para testar a afirmação sobre o valor de um parâmetro populacional.
Hipótese estatística
Podemos definir a hipótese estatística como sendo uma afirmação sobre um parâmetro populacional. Para testarmos um parâmetro populacional devemos afirmar um par de hipóteses (uma para a afirmação e uma para seu complemento). Quando uma delas for falsa a outra deve ser verdadeira, sendo que qualquer uma das hipóteses (hipótese nula ou alternativa) pode representar a afirmação original.
Testar uma hipótese estatística é estabelecer uma regra que nos permita, com base na informação de uma amostra, decidir pela rejeição ou não da hipótese.
Hipótese nula H0 (H subzero) é uma hipótese estatística que contem a afirmação de igualdade (≤, = ou ≥). Exemplo: corresponde à suposição geral de que a média do corpo humano é 98,6oF (igualdade), testamos a hipótese nula diretamente no sentido de que, supondo-a verdadeira, procuremos chegar a uma conclusão que nos leve a rejeitar H0 ou não.
Hipótese alternativa Ha (H sub-a) é o complemento da hipótese nula. Deve ser verdadeira se H0 for falsa e contém uma afirmação de desigualdade estrita (<, ≠ ou >). Exemplo: se H0 é dada como igual a 98,6, então a hipótese alternativa é dada como diferente de 98,6.
Exemplo 1 (LARSON, p. 295):
Uma universidade publica que a proporção de seus estudantes que se graduam em 4 anos é de 82%.
Solução:
Esta afirmação pode ser escrita como p=0,82, sendo seu complemento p≠082. Por p=0,82 conter a afirmação de igualdade, ela se torna a hipótese nula.
H0: p=0,82 – hipótese nula
Ha:p≠0,82 – hipótese alternativa
Tipos de erro e nível de significância
Não importa qual das hipóteses represente a afirmação,