Educação e ética
DISCIPLINA: Psicologia da Educação
CURSO: L. Ciências Biológicas Turma: Bio 112
RESENHA
EDUCAÇÃO E ÉTICA: Em Busca de Uma Aproximação
Jorge Renato Johann
Ética
Falar e fazer educação implica pensar e agir eticamente, de acordo com a afirmação de Baptista (2005, p.9). As exigências do saber pedagógico como um saber teórico-prático, envolvem posturas éticas e morais desde a clarificação das finalidades da educação até a sua prática como compromisso individual e coletivo. A busca pela educação e ética é constante, mas não definida, há de se conseguir avanços, mais sempre estará em mudança, em novos meio, novas opções.
Ética e Moral
Ética se refere a uma postura reflexiva sobre as questões dos valores e princípios axiológicos, questão teórica; enquanto a moral se refere a expressão normativa resultante desde esclarecimento, questão prática. Uma esta contida na outra e ambas não se excluem mutuamente, juntas constituindo a práxis axiológica. Somente uma compreensão ética constrói a capacidade de tomar decisões e de agir com responsabilidade.
Regras e Lei
Regras é o principio básico dos hábitos e da formalização. Através dela se fabrica um sujeito-objeto, controlado e submisso: Moral. A lei, ao contrário, permite ao homem viver de forma singular, ordenada e coordenada com seu Eu autônomo e livre: Ética.
A pedagogia não pode reduzir a sua finalidade a uma produção através de um simples exercício de atividades acadêmicas, mas expressar-se em um poder de autotransformação. Ela não poderá ser reduzida a um simples processo de acúmulo de informações, memorizadas e repetidas em função Ed um momento de avaliação.
A poiesis educativa se constitui na tarefa produzida por um Eu-Mestre, que tenderá a fabricar sujeitos-objeto, seres acabados, atemporalizados e acríticos. Um sujeito impregnado de moral se submete às regras, tornando-se conveniente ao