ADMINISTRAÇÃO
Administradores
Introdução
Saltar de uma plataforma, exibindo coragem ou medo de altura para colegas e estranhos, contribui para que o executivo desenvolva a capacidade de enfrentar o desconhecido?
Círculos de Controle de Qualidade melhoram as relações interpessoais e a
Produtividade na Organização?
Podem aumentar a disposição e a sensibilidade de profissionais para aperfeiçoar um serviço, procurando sutilezas que encantem o cliente?
Em lugar de "empregado", ou do demagógico "colaborador", optou pelo termo profissional, mais ajustado a uma época em que o conceito de emprego modifica-se. Na Organização bem administrada, todos são profissionais do Contínuo ao Presidente.
Psicologia para Administradores • Fiorelli
O Administrador compreende que as pessoas estão longe de seguir uma lógica estereotipada em suas ações. Se assim fosse, seriam previsíveis e normalizáveis.
A todo instante, o comportamento das pessoas encontra-se presente nos acon tecimentos organizacionais, nas relações interpessoais, envolvendo parceiros, su periores, subordinados, clientes, colegas e fornecedores, no incessante jogo dos negócios. Esse texto focaliza o comportamento humano no ambiente organizacional e objetiva proporcionar uma visão sistêmica de fatores capazes de afetá-lo, valendo- se da Psicologia enquanto ciência dedicada a seu estudo. . A Psicologia Experimental e os trabalhos de Sigmund Freud em Psicanálise iniciaram-se,apenas, ao final do século XIX.
Ao lado da visão sistêmica, procura-se apresentar elementos que possibilitem a reflexão do Administrador sobre os diversos temas e o incentivem a utilizar a
Psicologia na Organização, por meio de profissionais qualificados.
A todo instante, o comportamento das pessoas encontra-se presente nos acon- tecimentos organizacionais, nas relações interpessoais, envolvendo parceiros, su- periores, subordinados, clientes,