Teste de Foguete
Os fogos de artifício são explosivos dotados de um pavio para iniciar a combustão. A combustão inicial provoca a rápida ascensão do foguete, que a certa altura explode violentamente. Eles são usados em festas populares ou celebrações para criar um efeito ruidoso ao acontecimento, e como meio de aviso de que algum acontecimento está iniciando ou terminando.
Segurança
Uma atitude muito importante que devemos tomar como pais ou responsáveis é o de acompanhar as crianças no processo com materiais explosivos, colocando esse tipo de material fora do alcance delas, assim assegurando uma festa sem acidentes. Os perigos dos explosivos são muito variados e podem até levar a morte, caracterizando em queimaduras, lacerações e até mutilações. Os cuidados devem ser dobrados para que não ocorram acidentes graves. Enquanto ao adulto antes de utilizar o brinquedo comprado olhar sempre as dicas que vem nos fogos e procurar usa-los adequadamente para que não venha causar danos em seu corpo ou até mesmo levá-los a morte.
Produção
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de fogos de artifício, atrás apenas da China.4 O município de Santo Antônio do Monte na região Centro-Oeste de Minas Gerais é o maior pólo de produção do país. Santo Antônio do Monte produz e desenvolve fogos de artifício desde as matérias-primas de base, executando vários processos produtivos até o produto final. Santo Antônio do Monte é responsável por aproximadamente 51% da produção brasileira de fogos de artifício.
Rojões
Os rojões são um tipo de fogo de artifício que possui uma quantidade maior de pólvora, no qual o efeito sonoro da explosão se destaque em relação ao efeito luminoso. Perigosos,5 6 esses fogos de artifício ainda são às vezes utilizados como armas,7 seja nas notórias guerras de rojões, entre torcidas rivais,8 seja através de disparos do alto de edifícios.9 Dados do Ministério da Saúde de 2001, indicam que 471 crianças perderam suas vidas devido as queimaduras e,