Foguete a água
Índice [esconder]
1 Como funcionam?
2 Regras de segurança
3 Ver também
4 Ligações externas
Como funcionam?[editar | editar código-fonte]
Uma garrafa PET (como as de refrigerante) é enchida com água a um terço de sua capacidade, então ela é invertida no suporte de pressão. Usa-se uma bomba de bicicleta ou outra fonte qualquer de ar comprimido, que quando estiver comprimido a umas 100 libras o sistema de soltura o libera.
Outro tipo de foguete é com pastilha efervescente,o procedimento é muito mais simples,coloque água num potinho de filme de máquina fotográfica e coloque a pastilha,coloque a tampinha e vire para baixo rapidamente,a pressão interna fara o potinho subir.
Regras de segurança[editar | editar código-fonte]
Construção: os materiais usados na construção do foguete devem ser leves (principalmente plásticos), sem componentes metálicos.
Propulsão: use apenas água e ar comprimido, respeitando os limites de pressão da garrafa usada.
Resgate: o foguete deve possuir um sistema de resgate (com paraquedas) que permita sua descida com segurança ao solo e a reutilização do foguete.
Massa: o foguete não deve pesar mais do que 1.5 kg antes do lançamento.
Carga: Nunca use carga explosiva, inflamável ou de substâncias perigosas.
Estabilidade: verifique a estabilidade do foguete, determinando seu centro de gravidade (CG) e seu centro de pressão (CP) antes do primeiro lançamento.
Sistema de lançamento: o dispositivo usado para lançar foguetes deve permitir o disparo a, pelo menos, 3 metros de distância e deve ter uma forma de despressurizar a garrafa numa situação de emergência.
Condições de lançamento: não lance foguetes com vento forte, perto de áreas urbanizadas, de torres de alta tensão ou de fios elétricos ou telefônicos, perto de árvores altas ou em locais onde passem