foguete de água
2) Realizando o mesmo processo solicitado, mas com a garrafa com ¼ de água, foi preciso mais tempo para a garrafa decolar, isso ocorreu por causa do aumento de massa da garrafa. A importância da água é que ela ajuda a aumentar a pressão, assim as moléculas vão se chocando cada vez mais rápido até que o foguete decole.
3) Lançamos o foguete utilizando uma bomba de bicicleta, uma mangueira e uma garrafa pet de 1,5 litros e preenchida com 375 ml de água. Enquanto a garrafa foi lançada cronometramos o tempo de vôo até o móvel atingir o solo. Com estes dados, calculamos a velocidade atingida pelo móvel, através da equação de velocidade Lançamento Vertical para cima (V=Vo-g.t) e utilizamos gravidade=10m/s² e Vo=0. A tabela abaixo mostra os resultados:
TABELA 1
4) Para determinar a altura máxima média atingida pelo foguete, tendo o lançado três vezes e com os dados apresentados na tabela 1, então utilizamos a equação de lançamento vertical para cima denominada Torricelli (V²=Vo²-g.S), usando g=10m/s² e Vo=0. Com isso, obtivemos os seguintes dados:
LANÇAMENTOS TEMPO (s) VELOCIDADE (m/s)
1º lançamento 2,23 s 22,3 m/s
2º lançamento 2,94 s 29,4 m/s
3º lançamento 4,15 s 41,5 m/s
MÉDIA 3,10 s 31