entraves logisticos sistema ferroviário
Carolina Luisa dos Santos Vieira
Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, curso de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas,
Universidade Federal de Santa Catarina
Resumo
Objetivo: Organizar o conhecimento sobre o gerenciamento baseado na demanda (GBD), no que diz respeito a seus conceitos, princípios, reflexos da demanda na cadeia de suprimentos, tipos de gerenciamento, técnicas para colaboração na previsão da demanda e relação da demanda com a arquitetura da cadeia de suprimentos.
Estrutura/Metodologia: Uma revisão em base de dados secundária, levando à organização de informações e teorias sobre o gerenciamento baseado na demanda.
Resultados: Compilação do conhecimento sobre GDB, trazendo suas definições, princípios e identificação de modelos, bem como dando subsídios para correta arquitetura da cadeia de suprimentos.
Limitações de pesquisa: Análise quase que exclusiva do setor industrial, com pouca referência ao setor de serviços. Implicações práticas: Melhor entendimento do conceito de gerenciamento baseado na demanda e suas características, a fim de viabilizar sua implantação em cadeias de suprimentos.
Valor e originalidade: Condensação do conhecimento em um artigo único, uma vez que as informações estavam divididas em mais de 20 fontes diferentes.
1. Introdução
O aumento constante da diversidade de produtos e requisitos dos consumidores traz à tona a necessidade de gerenciar as cadeias de suprimentos com foco demanda. A conexão entre o gerenciamento de cadeias de suprimentos tradicional e a função de
Marketing resulta no desenvolvimento de produtos e pacotes de serviços direcionados a cada cliente específico, bem como em competitividade em custos. Heikkilä (2002) define isto como gerenciamento baseado na demanda (GBD), ou seja, a coordenação da cadeia partindo do consumidor, até o fornecedor da matéria-prima.
Este trabalho objetiva dessa