APS - Foguete agua
DE
ÁGUA
1. INTRODUÇÃO
1.1 Apresentação do Objetivo
O objetivo deste experimento é de aplicar a Física, explorando o campo da Cinemática que através desta nos mostrará resultados variados através de um simples lançamento de um Foguete D’água.
1.2 Introdução Teórica
Na cinemática vetorial, o tratamento vetorial das grandezas permite que se dê uma descrição mais adequada e rica dos movimentos, permitindo até que se determine a equação da trajetória.
1.2.1 Vetor Posição
Considere o referencial cartesiano 0 (x, y, z), onde cada um dos eixos te direção definida por seu respectivo versor ( i, j, k,). Seja P ( Xp, Yp, Zp), um ponto da trajetória ocupado pela partícula no instante t. O vetor posição nesse instante é dado por:
P – O = r (t)= (XP – Xo) i + (Yp – Yo) . j + (Zp – Zo). k
Como o ponto O é a origem do sistema de eixos tem-se: O (O,O,O).
Dessa forma tem –se: r(t) = Xp.i + Yp . j + Zp. K ou em função do tempo r (t)= Xp. (t) i + Yp(t) . j +Zp (t). k
1.2.2 Vetor Deslocamento
Considerem-se que nos instantes (t) e (t+Δt), os vetores posição sejam: r(t) e r (t+Δ). O vetor deslocamento no intervalo de tempo entre (t) e (t+ Δt) é:
Δr= r(t+Δt) – r(t)
1.2.3 Vetor Velocidade Média
Seja Δ r o vetor deslocamento no intervalo de tempo entre (t) e (t+Δt). O vetor velocidade média nesse intervalo de tempo é Vm= Δr Δt
1.2.4 Vetor Velocidade
Como o vetor velocidade média descreve o movimento tanto melhor quanto menor for o intervalo de tempo, defini-se vetor velocidade por:
V(t) = lim Vm = r(t): derivada em relação ao tempo do vetor Δt 0 posição. 1.2.5 Vetor Aceleração Média
Sejam V(t) = V(t+Δt) os vetores velocidades nos instantes t e t Δt, o vetor aceleração média nesse intervalo de tempo é: am= V(t+Δt) – V(t) Δt
1.2.6 Vetor Aceleração
Como o vetor aceleração média descreve o movimento tanto melhor quanto menor for o intervalo de tempo, define-se