Teste de DNA
O que São poliformismos de DNA?
• Polimorfismos de um único nucleotídeo (SNPs) são trocas ocorridas no DNA onde um nucleotídeo é trocado por outro qualquer (A/T,
A/G, A/C, G/C, G/T) e vice-versa. Essas modificações pontuais nas seqüências de DNA são encontradas tanto nas regiões do genoma codificantes de proteínas (éxons – genes) quanto nas não codificantes (íntrons).
Como sequências que se repetem no DNA podem ajudar a identificar uma pessoa?
• Através do DNA é possível identificar pessoas para esclarecer uma possível participação em um crime e também na realização de testes de paternidade. É importante lembrar que, com exceção dos gêmeos univitelinos, o DNA de cada pessoa é único.
Como são feitos os testes de DNA?
• Os técnicos usam substâncias capazes de romper as membranas das células, para coletar o material genético presente nelas. Depois, o DNA passa por um processo de "amplificação", para aumentar a quantidade presente nas amostras. Para fazer o teste, são analisados entre 13 e 19 trechos do DNA que variam bastante de pessoa para pessoa.
Que utilidades têm os testes de DNA?
• Quando amostras de DNA são obtidas através de pelos, sangue, pedaços de pele, esperma etc., é possível o isolamento do DNA utilizando enzimas de restrição.
• Para que haja a identificação de uma pessoa através de seu DNA são utilizadas sondas capazes de detectar sequências do DNA humano.
Testes de DNA podem ser usadas como provas irrefutáveis de paternidade ou de autoria de crimes?
• O teste de DNA, chamado de DNA figerprint ou impressão digital genética, fornece um grau de confiabilidade bastante alto, ultrapassando
99,9% de certeza em seu resultado. Devido a isso, esse teste é muito empregado na determinação de paternidade e na resolução de crimes.