Teste de chamas
A chama tem um papel muito importante em química. A Figura 1 ilustra um esquema de uma chama, mostrando as principais regiões e suas temperaturas aproximadas. O teste da chama baseia-se no fato de que o fornecimento de certa quantidade de energia a um determinado elemento, faz com que elétrons da camada de valência absorvam esta energia passando para um nível excitado. O retorno destes elétrons ao estado fundamental, emite uma quantidade de energia com comprimento de onda característico do elemento e da mudança do nível eletrônico de energia. Assim, a cor resultante da chama é usada para identificar o referido elemento.
A radiação eletromagnética ocorre em uma ampla faixa de frequências chamada espectro eletromagnético. Algumas partes do espectro têm nomes populares. Por exemplo, ondas de rádio são radiações eletromagnéticas com frequências muito baixas (e, portanto, com comprimentos de onda muito longos). Os raios gama (raios γ) estão no final da região de alta frequência do espectro eletromagnético. Eles são produzidos por elementos radioativos.
De todas as radiações, seus olhos são capazes de sentir apenas uma faixa muito estreita de comprimentos de onda que variam de aproximadamente 400 a 700 nm. Esta faixa é chamada espectro visível e consiste em todas as cores que você pode ver desde o vermelho, passando pelo laranja, o amarelo, o verde e o azul até o violeta. Na Figura 2 estão apresentados os intervalos de comprimento de onda na região do visível e suas cores respectivas.
Figura 2. Espectro contínuo das radiações eletromagnéticas na região do visível.
2. Objetivos Manusear corretamente o bico de Bunsen. Estudar o comportamento de da água quando submetida a aquecimento. Identificar alguns metais alcalinos e alcalinos terrosos pela cor emitida na chama de um bico de gás.
3. Parte Experimental
3.1 Reagentes, vidrarias e utensílios. - Bico de Bunsen - Béquer de 250 mL -