Guerra fria
Os fatos históricos podem ser traduzidos, por exemplo, como sendo aqueles relacionados aos eventos políticos, às festas cívicas e às ações de heróis nacionais, fatos esses apresentados de modo isolado do contexto histórico em que viveram os personagens e dos movimentos de que participaram.
Em uma outra concepção de ensino, os fatos históricos podem ser entendidos como ações humanas significativas, escolhidas por professores e alunos, para análises de determinados momentos históricos. Podem ser eventos que pertencem ao passado mais próximo ou distante, de caráter material ou mental, que destaquem mudanças ou permanências ocorridas na vida coletiva. Assim, por exemplo, dependendo das escolhas didáticas, podem se constituir em fatos históricos as ações realizadas pelos homens e pelas coletividades que envolvem diferentes níveis da vida em sociedade: criações artísticas, ritos religiosos, técnicas de produção, formas de desenho, atos de governantes, comportamentos de crianças ou mulheres, independências políticas de povos."
SINOPSE DE UM FATO HISTORICO
ANALISE O FATO HISTORICO
DENTRO DO FATO HISTORICO:
Guerra Fria
Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945) o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Sendo assim o EUA (Estados Unidos da América) sendo o primeiro país mais rico teria que enfrentar a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) segundo pais mais rico. Ambos tinham ideias contrarias, EUA capitalista e URSS socialista, para a reconstrução do equilíbrio do mundo, a partir daí se iniciou uma enorme rivalidade. A união soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, enquanto os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade