Teste de chamas
Objetivo: Identificar pela cor da chama os elementos presentes nas amostras.
Materiais:
-Fio de cobre enrolado em espiral na haste de madeira
-Bico de Bunsen
-Gás glp
Reagentes: - Cloreto de Sódio NA - Cálcio CA - Sulfato de Cálcio CA
- Bario BA
- Potacio K Procedimento:
-enrole um fio de cobre na extremidade de um haste de madeira.
-Mergulhar o fio de cobre na solução de e leve à chama para limpá-lo.
- Repita esta operação ate que o mesmo esteja limpo e não gere cor na chama.
-Com o fio de cobre, mergulhe na solução desejada pegue uma pequena porção do reagente e leve à chama do bico de bunsen, fazendo as observações necessárias. Anote.
-Repita esta operação com todos os reagentes RESULTADOS Os Elementos químicos quando sujeitos a elevadas temperaturas, têm os elétrons da ultima camada excitados, com posterior emissão de radiação e cor característica, sob forma de uma chama colorida. Segundo a teoria o Cloreto de Sodio deve ter cor amarela, quando levado à chama, e Sulfato de Cálcio uma coloração vermelha-tijolo, no Cloreto de Bário coloração verde amarelada, já Cloreto de Potássio deve apresentar cor violeta No laboratório pudemos observar as características de cada elemento e obtivemos os seguintes resultados, ao levar os sais ao bico de Bunsen:
- Cloreto de Sódio: A chama apresentou cor amarela.
- Sulfato de Cálcio: A chama apresentou cor vermelha.
- Cloreto de Bária: A chama apresentou verde amarelado.
- Cloreto de Potássio: A chama apresentou cor azul / violeta. Como pode ser observado através deste relatório, o resultado que obtivemos na experiência coincide com a teoria apresentada.
INTRODUCÃO
Neste relatório, serão descritos os experimentos relativos ao Teste da Chama. Trata-se de uma técnica bastante simples de espectroscopia que visa à análise qualitativa de cátions presentes nas amostras levadas ao contato com a chama.