Teste de chamas
Introdução teórica:
A realização deste experimento, Teste de Chama, teve como objetivo a observação da cor da chama obtida pelo aquecimento de sais de Sódio, Potássio, Bário, Estrôncio, Cálcio com as mudanças de níveis energéticos do átomo.
O teste envolveu a exposição das soluções em uma chama e a observação da cor resultante para cada espectro de emissão. Aplicou-se energia em forma de calor, a chama, fornecida a cada solução, para explicar o princípio de que parte dos elétrons da última camada de valência absorve a energia produzindo o que chamamos de estado excitado, passando para um nível de energia mais elevado, e emitem luz ao voltar ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser verificados através da observação visual da chama.
Ao receber energia térmica do exterior, o elétron sai de seu estado original para um nível de energia mais elevado, ou seja, salta de uma órbita mais interna para outra mais externa; porém a quantidade de energia que ele recebe é bem definida (um quantum de energia). Ao retornar da órbita mais externa para outra mais interna, ou seja, ao seu estado fundamental, o elétron emite energia (devolvendo o quantum), na forma de luz de cor bem definida ou outra radiação (daí o nome do fóton, que é dado para esse quantum de energia).
Materiais e reagentes:
• 5 cadinhos;
• sais de: cloreto de cálcio; cloreto de estrôncio; cloreto de bário; cloreto de sódio; cloreto de potássio.
• Álcool;
Procedimento experimental:
• Identifique os cadinhos correspondentes;
• Pesar 0,5 g de cada sal nos cadinhos correspondentes;
• Borrifar o sal com álcool;
• Por fogo em cada sal e anotar na tabela a cor correspondente.
Tabela de cor:
Elemento
Cálcio (Ca++)
Estrôncio (Sr++)
Bário (Ba++)
Sódio (Na+)
Potássio (K+)
Cor
Vermelho Tijolo
Vermelho Carmim
Verde amarelado
Alaranjado
Violeta
CONCLUSÕES
Na prática de laboratório realizada, identificamos os cátions através de suas cores de radiação.