TESTE DE CHAMA
1._____________________________ Introdução
2._____________________________ Fundamentação Teórica
3._____________________________ Objetivo
4______________________________ Materiais
5._____________________________ Procedimento
6.______________________________Resultado
7.______________________________Conclusão
8.______________________________Referencias
1. Introdução
Preparação de soluções
As soluções são de extrema importância na química, pois para realizar qualquer atividade, seja ela analise, sínteses, separação, formulação de produtos ou qualquer outra atividade, o químico trabalha com soluções. Para formar uma solução é necessário ocorrer uma diluição espontânea de uma substancia (solvente) no interior de outra (soluto).
Nas atividades em laboratório as substâncias são utilizadas, de modo geral, na forma de soluções. Numa solução, além da proporção entre a quantidade de soluto e de solução (ou solvente), expressa na forma de uma “concentração”, é indispensável que se conheçam características específicas de cada soluto, na preparação adequada dessa solução.
Titulação
O processo de titulação é uma técnica empregada para se descobrir a concentração de uma solução (ou a quantidade de soluto que há nela) a partir da medição do volume de uma solução de concentração já conhecida, que reage com a primeira. Neste caso, estudaremos titulações baseadas em reações de neutralização.
Pode ser executada através desse esquema simples:
1º - Faz a pesagem da amostra.
2º - Ela é colocada em um erlenmeyer com água.
3º - Acrescenta-se essa solução em um balão volumétrico de volume definido.
4º - Retira uma parte da solução e a transfere para outro erlenmeyer.
5º - Por fim, faz-se a titulação com o auxílio de uma bureta.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
No processo de preparo de uma solução, é possível que ocorra que a concentração da solução não corresponda com o valor esperado. Isso pode ocorrer devido a falhas na preparação da mesma e do tipo de substancia usada na