SUJEITO E OBJETO DO SERVIÇO SOCIAL
Metodologia e Ideologia do Trabalho Social – Sujeito e objeto do Serviço Social
Maio – 2014
As faces do Serviço Social
Foram muitos anos de mudanças e adequações até chegarmos ao que hoje denominamos e interpretamos no serviço social como sujeito e objeto. Foi uma intensa busca para uma perspectiva teórica para que pudéssemos aplicar na prática de forma funcional. Podemos observar formas distintas que podemos enxergar a visão de sujeito e objeto e aplicação da teoria para o serviço social.
A primeira foi a visão assistencialista, onde era concedido o auxílio material necessário para resolver o problema do sujeito momentaneamente, dando-lhes o auxilio com alimentos e medicamentos. O objeto do serviço social nessa perspectiva é a carência individual da pessoa, e a ajuda do assistente social é apenas para compensar essa carência. Não é a forma mais sensata de aplicar o atendimento do serviço social, pois apesar de suprirmos as necessidades básicas do individuo, podemos alimentar nele um comodismo com a situação.
Já a perspectiva sociológica vê os problemas não apenas com um caráter individual, mas também algo que envolve a sociedade e o meio em que se vive. Essa perspectiva tem como objetivo principal buscar na sociedade o motivo do problema individual, assim pode-se observar que o assistente social deve analisar o individual e o que a sociedade reflete no comportamento do indivíduo. A palavra “Observação” nesse caso é fundamental.
Existe também a chamada Perspectiva tecnocrática, onde a técnica é aplicada sem nenhuma motivação ou estudo maior, apenas técnica pela técnica. Essa perspectiva tende a isolar o sujeito de suas relações sociais e de sua realidade sociológica.
Temos também outras duas formas distintas de avaliar os contextos do serviço social, entre elas esta a perspectiva psicologista.
Nessa visão denominada psicologista o problema social deriva do sujeito, quaisquer mudanças pessoais do