Teste de Chama
Engenharia Mecânica
Experimento de Química
Experimento 2
Teste de Chama
Grupo 2
Nome: Douglas E. dos Reis
Nome: Cesar Henrique Pereira
Nome: Dejair Francisco
Nome: Luiz Henrique F. Castro
Nome: Luiz Felipe Ramos
Nome: Maicon Antônio dos Santos Almeida
Ribeirão Preto, 18 de setembro de 2014.
Introdução
Os Átomos são compostos por duas partes: núcleo e a eletrosfera. No núcleo estão os prótons e os nêutrons, sendo que, prótons são cargas positiva (+) e nêutrons não possuem cargas, ou seja, totalmente neutro. Os elétrons, que são cargas negativas (-), estão na eletrosfera, que por sua vez, segundo Bohr, são constituídas por regiões (órbitas) especificas disponíveis para acomodar esses elétrons, as chamadas camadas eletrônicas.
No estado de menor energia esse elétron ocupa uma camada mais baixa, próxima ao núcleo, e ao absorver alguma energia externa, salta para uma camada mais energética, e que instantaneamente, retorna para a camada de origem, essa transição tem como resultado, um feixe de luz, que dependendo não são vistos a olho nu.
Objetivo
O experimento tem como objetivo identificar a reação produzida nos cátions metálicos através da chama, e correlacionar com o modelo atômico de Bohr, reconhecer o carácter quântico dos elétrons.
Materiais e métodos
Os materiais utilizados foram:
• Bico de Bunsen;
• 6 tubos de ensaio;
• Fios de cobre
• Palitos de madeira
Método utilizado:
1. Cada tubo de ensaio estava contendo os cátions sendo: Cloreto de cálcio, Cloreto de estrôncio, Cloreto de bário, Cloreto de sódio, Cloreto de potássio;
2. Colocou-se um fio de cobre amarrado a um palito de madeira dentro de cada tubo contendo as substâncias. Depois de mergulhados nas substâncias os fios foram postos aos