Análise da água para irrigação
Resumo:
INTRODUCÃO:
As águas superficiais utilizadas para irrigação de hortaliças, apresentam-se, muitas vezes, contaminadas por organismos patogênicos. As hortaliças, em especial aquelas consumidas cruas, quando irrigadas com tais águas, podem servir de vinculo para transmissão de várias doenças aos consumidores. Assim, é importante analisar e fazer o controle sanitário das águas utilizadas para irrigação, como prevenção para saúde publica (marouelli, et al., 2001).
Os parâmetros da qualidade das águas são regidos pela Resolução nº 357 do Conselho Nacional do Meio-Ambiente – CONAMA, de 17 de março de 2005, (BRASIL, 2005), esta resolução estabelece classificação dos corpos de água quanto as classes de qualidade e os teores máximos permitidos de substâncias químicas potencialmente prejudiciais, além de valores relativos a parâmetros físico-químicos e biológicos.
Tanto a qualidade como a quantidade de água são de grande importância para a agricultura irrigada, no entanto, segundo Krause e Rodrigues (1998), o aspecto da qualidade tem sido desprezado devido ao fato de que, no passado, em geral as fontes de água, eram abundantes, de boa qualidade e de fácil utilização: esta situação, todavia, está alterando-se em