Metodos De Irrigacao
OS MÉTODOS DE IRRIGAÇÃO
José Antônio Frizzone frizzone@usp.br 1.1 INTRODUÇÃO
Existem, basicamente, quatro métodos de irrigação: (a) irrigação por aspersão – a aplicação da água ao solo resulta da subdivisão de um jato d’água lançado sob pressão no ar atmosférico, através de simples orifícios ou de bocais de aspersores; (b) microirrigação, ou irrigação localizada – a aplicação da água é feita por emissores que operam sob pressão e localizam o volume de água necessário nas áreas de interesse; (c) irrigação por superfície – utilizam a superfície do solo para conduzir a água que deve ser aplicada à área a ser irrigada; e
(d) irrigação subterrânea – consiste na aplicação de água ao subsolo pela formação de um lençol freático de água artificial ou pelo controle de um natural, mantendo-o a uma profundidade conveniente, capaz de proporcionar um fluxo satisfatório de água à zona radicular da cultura, satisfazendo as suas necessidades no processo de evapotranspiração.
Como se observa, a irrigação por aspersão e a microirrigação são métodos pressurizados e a irrigação por superfície e a subterrânea são métodos não pressurizados.
A agricultura irrigada se desenvolve nas mais diferentes condições de meio físico, atendendo uma grande variedade de culturas e de interesses sociais e econômicos, de forma que não é possível existir um único sistema de irrigação ideal, capaz de atender da melhor maneira a todas as condições e objetivos envolvidos. Em consequência, deve-se selecionar o sistema de irrigação mais adequado a cada condição em particular, considerando-se os interesses envolvidos. O processo de seleção deve ser baseado em uma criteriosa análise das condições presentes, em função das exigências de cada sistema de irrigação.
Neste capítulo, serão apresentados e discutidos os principais métodos de irrigação, suas características, variações e aplicações visando os critérios básicos para seleção dos sistemas.
1.2 IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO
A irrigação por aspersão se