Teste de chama
Aula prática 2 - Reconhecimento das funções orgânicas oxigenadas.
ALUNOS: BRENDA KETHLEEN NATHALYA KOSINSKI LIMA FERNANDO AURÉLIO CASTRO JOSÉ DANTAS JOSÉ ALFREDO WORM
CURITBA 2011
2. Índice
3. Introdução
Funções oxigenadas são os grupos formados a partir da mistura dos átomos carbono, com o oxigênio. As funções oxigenadas têm uma série de produtos, por causa da facilidade do carbono formar cadeias e do oxigênio obter características organogênicas.
Na sociedade do século XX e XXI as funções oxigenadas têm uma série de produtos que são utilizadas pelas indústrias e também, em produtos químicos domésticos. E são funções orgânicas oxigenadas: alcoóis (presença da hidroxila) , fenóis (presença da hidroxila ligada diretamente a um anel aromático) , aldeídos (presença da carbonila em extremidades da cadeia carbônica), cetonas (carbonila localizada no meio da cadeia carbônica), ácidos carboxílicos (presença da carboxila), éteres ( oxigênio situado entre carbonos), ésteres (derivado de ácido carboxílico em que o hidrogênio ionizável foi substituído por um grupamento orgânico.
2. Objetivo
Reconhecer funções orgânicas oxigenadas, por meio de experiência.
5. Parte Experimental
6. Resultados e Discussão
7. Conclusão
Concluímos que funções oxigenadas são funções que possuem átomos de carbono e oxigênio. Para uma cadeia carbônica ser inserida nesta classe de compostos, precisa conter, além de carbonos, hidrogênios e oxigênios, um grupo funcional. Na química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que contém substâncias de comportamentos químicos semelhantes. E o conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional recebe o nome de Função Orgânica. Assim