Teste de borax
6.1. Porque se usa a alça de platina? Poderia se usar outro tipo de material?
A alça de platina é recomendada para este tipo de experimento pois é um metal resiste com temperatura de fusão muito alta e é um metal de transição de alto potencial redutivo (metal nobre), ou seja, é muito difícil de oxidar. Não se recomenda outro tipo de material porque o calor do bico de Bunsen hesita os elétrons e interfere na visualização do teste.
6.2. Algumas reações do teste da pérola de bórax corroem a platina. Quais são essas e quais os procedimentos usados para evita-las?
6.3. Porque existe chama oxidante e redutora no bico de Bunsen? Porque a chama tem essas denominações?
A chama do bico de Bunsen compõe-se de três zonas: a neutra, a redutora e a oxidante. Próximo da boca do bico fica a zona neutra, onde ainda não se dá a combustão do gás e que é fria. Acima desta fica a zona redutora, onde se inicia a combustão do gás e que é pouco quente. Acima e aos lados da zona redutora fica a zona oxidante, onde se dá a combustão completa do gás e que é muito quente.. A chama tem essas denominações, pois ocorre a combustão completa do gás. A chama amarela varia entre 530 – 1540 ºC, zona redutora. Já a chama azul é a temperatura mais quente, zona oxidante onde pode atingir 1900 ºC. 6.4. A conclusão da prática é a identificação dos sais. A qual cátion corresponde cada sal?