REAÇÕES DE INDENTIFICAÇÃO E SEPARAÇÃO DE CÁTIONS DO GRUPO III
RESUMO
Os cátions do grupo III são identificáveis por características próprias para identificá-los foram realizados alguns testes por via seca e úmida. Por via seca produziu-se uma pérola de bórax e aqueceu-a com diversos cátions em presença de chama oxidante e observou-se a mudança de cor da pérola que antes era transparente. Nos testes por via úmida foram feitas soluções com reagentes comuns utilizando bases de amônia e sódio, e testes com reagentes específicos utilizando Tiocianato de amônio, hidróxido de sódio e Dimetilglioxima. Chegando na maioria dos testes a resultado próximos da literatura pesquisada, como o ferro que apresentou precipitado de coloração marro/ avermelhado escuro com bastante clareza. Houve dificuldade de visualização que pode ter gerado algumas discordâncias de resultado, contudo o resultado foi positivo.
Palavras – Chaves: Cátions, Coloração e Precipitado.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 MATERIAIS E REAGENTES 3
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
3.1 Testes por via seca : 4
3.2 Testes por via úmida 5
3.2.1 Ensaios com reagentes comuns 5
3.2.2 Ensaios com reagentes específicos (reações de identificação) 6
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 6
4.1 Testes por via seca 6
4.2 Testes por via úmida reagentes comuns 7
4.3 Testes por via úmida reagentes específicos 10
5 CONCLUSÃO 11
6 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
No seguinte trabalho será mostrado como identificar cátions do grupo III: Co, Fe, Mn, Cr, Ni e Zn; tanto por via seca por meia da pérola de bórax como pela via úmida com presença de NaOH e .
Pela via seca um dos ensaios que podem ser usados para a identificação de cátions é o da pérola de bórax, essa preparada pela imersão de uma alça aquecida de platina em e posteriormente aquecida novamente até se tornar incolor e transparente. A seguir se coloca uma quantidade diminuta da substância a ser identificada em chama