Teste da chama
CAMPUS PETRÔNIO PORTELA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
RELATÓRIO: TESTE DA CHAMA
Felipe Queiroz
Aracy Kênnya
Victor de Aquino
Nelson Sadalla
Teresina
2013
RESUMO
O ensaio da chama é um método que busca identificar elementos químicos a partir da coloração emitida em uma chama. O presente relatório tem como objetivo observar e a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais. Quando o composto a ser estudado é submetido ao aquecimento, em uma chama, os íons presentes no metal começarão a emitir luz. Baseado no espectro de emissão do elemento, o composto irá modificar a cor da chama para uma cor característica, no experimento foram utilizados os sais de KCl, CaCl, Cu2Cl, Ba2Cl, SnCl, LiCl e NaCl sendo verificados suas colorações.
INTRODUÇÃO
Por volta do século XVIII, começaram os estudos sistemáticos de identificação de compostos pelo uso de chamas, conduzidos mais ou menos de modo simultâneo por vários pesquisadores. Thomas Melvill (1726-1753) observou, em 1752, o espectro de linhas brilhantes emitido por chamas contendo sais metálicos. Em 1758, Andreas Marggraf (1709-1782) conseguiu diferenciar sais de sódio e sais de potássio pela cor de suas chamas.
Nos ensaios de chama, ocorrem interações atômicas através dos níveis e subníveis de energia quantizada, baseadas na possibilidade de muitos íons metálicos e seus sais conferirem uma cor característica quando é vaporizado numa chama, isso porque todo átomo quando aquecido ou recebe um descarga elétrica, absorve energia, que em seguida é emitida como radiação, ou seja, uma linha espectral pode ser absorvida e também emitida quando de alguma forma o átomo é excitado. Cada elemento químico apresenta um espectro de linha distinto que este relacionado com sua natureza atômica.
OBJETIVO
Observar a cor da chama associada à presença de elementos químicos