Comunicação e linguagem
Comunicação e Linguagem Glossário Linguagem é um termo de sentido obstrato que se refere à capacidade humana de aprender e usar uma língua. |
Em sentido restrito, refere-se a todo e qualquer sistema de sinais que serve para a comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionais.
Esses signos podem ser sonoros, gráficos, gestuais, visuais, etc., daí termos a linguagem: gestual, corporal, visual, auditiva, tátil, entre outras.
Para ter sucesso em seus estudos, é fundamental ter em mente algumas palavras-chave.
Veja quais são elas:
Linguagem | Língua | Tipos de linguagem | Comunicação e linguagem |
E você já parou para pensar sobre o relacionamento da comunicação com a linguagem, seus tipos e a distinção entre a língua e linguagem? Reflita sobre isso através do Texto: Linguagem e Comunicação.
Nós todos usamos linguagem, a maior parte do tempo, para pedir ou transmitir informações. Esse uso, mesmo quando é utilitário, não deixe de ser legitímo. Precisamos nos comunicar. Sinto uma necessidade dupla: quero que o outro (o interlocutor) me entenda e quero também entendê-lo. A linguagem, contudo, não se limita a informar não se reduz à função de comunicar dados e fatos, conhecimentos constituídos. Há uma dimensão constituinte na atividade humana. Os seres humanos estão constantemente modificando o mundo, eles inventam coisas novas, eles se inventam a si mesmos. S linguagem deve dar conta não só das necessidades objetivas, mas também das necessidades subjetivas, que expressam, nas palavras, nas imagens, nos sentimentos, nas sensações, nas emoções, nas instituições- em tudo o que os seres humanos podem sentir diante do novo- a capacidade da humanidade enriquecer sua linguagem. Indo um pouco mais fundo: expressam a capacidade da humanidade de se enriquecer através da linguagem. Dizer melhor alguma coisa senti-la melhor a pensá-la melhor são desafios interligados. Se o sujeito falha ao enfrentar um deles, ficará