Teste da chama
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
Curso de Engenharia Básica –Turma G
Roteiro 04
ENSAIO DE COLORAÇÃO DA CHAMA
Resende –RJ
Maio de 2014
INTRODUÇÃO:
Neste experimento observamos a emissão das cores características dos elementos formadores de um determinado composto, através do ensaio por via seca, o ensaio de coloração da chama. O objetivo do experimento é identificar os elementos mais eletropositivos, os cátions das substâncias, através das cores que estas emitem quando submetidas ao aquecimento e verificar a relação do que foi observado com o modelo atômico de Bohr. O Teste da Chama é um importante método de identificação, principalmente de cátions metálicos, utilizado na análise química. Neste ensaio, ocorrem as interações atômicas através dos níveis e subníveis de energia quantizada. Quando um objeto é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada através da sua cor. Um exemplo é o aquecimento de metais nas indústrias metalúrgicas, quando eles emitem uma cor vermelha intensa.
MATERIAL E MÉTODO:
Arame de Níquel-Cromo
Bico de Bunsen
Placas de Petri
Cloreto de Cálcio
Cloreto de Bário
Cloreto de Estrôncio
Cloreto de Potássio
Cloreto de Sódio
Primeiramente limpamos o fio de níquel-cromo em água destilada, depois de feito isso, aquecemos o fio na chama de um Bico de Bunsen até seca-lo. Em seguida o mergulhamos em uma pequena quantidade da amostra e o Levamos a zona oxidante inferior da chama do Bico de Bunsen. Observamos a cor emitida e anotamos, depois fizemos o mesmo procedimento com os demais elementos.
RESULTADO:
SAL COR EMITIDA
1 CaCl₂ Laranja
2 BaCl₂ Verde
3 SrCl₂ Vermelho
4 KCl Violeta
5 NaCl Amarelo
CONCLUSÃO:
REFERENCIA:
http://www.infoescola.com/quimica/teste-da-chama/ http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81tomo_de_Bohr http://www.brasilescola.com/quimica/o-atomo-bohr.htm