Teste Comparação Pareada
Os testes afetivos são métodos utilizados em análise sensorial de alimentos, bebidas e água. O julgador expressa seu estado emocional ou reação afetiva ao escolher um produto pelo outro. É a forma usual de se medir a opinião de um grande número de consumidores com respeito as suas preferências, gostos e opiniões. As escalas mais empregadas são: de intensidade, a hedônica, do ideal e de atitude ou de intenção. Os julgadores não precisam ser treinados bastando ser consumidores frequentes do produto em avaliação. Os testes afetivos em função do local de aplicação podem ser de laboratório, localização central e uso doméstico. Basicamente, os testes afetivos podem ser classificados em duas categorias: de preferência (escolha) e de aceitação (categoria) (LUTZ, 2008).
O objetivo principal do teste afetivo é a resposta pessoal (preferência e/ou aceitabilidade) do consumidor comum ou do consumidor em potencial, sobre um produto já existente, em projeto, ou das características específicas de um determinado produto de bens de consumo (Modesta,1993).
O teste discriminativo de Comparação Pareada tem por finalidade determinar a diferença ou preferência entre dois produtos, com relação a um atributo ou critério pré-definido. Este teste é uma das formas mais simples, fáceis e seguras para determinação de diferenças e similaridades. Uma das principais vantagens é não causar fadiga aos órgãos do sentido, porém mostra-se inviável para realização de Inter comparações (TEIXEIRA, 1987).
2. Objetivo
Neste relatório tem o enfoque de apontar os desenvolvimentos aplicados nos testes de comparação pareada para avaliar duas amostras codificadas de refrigerante cola, a capacidade dos julgadores para que eles identifiquem qual é o mais doce.
3. Materiais e Métodos
3.1 Materiais
Copos descartáveis
Bandeja