Teste 1
Gerador é um dispositivo utilizado para a conversão da energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica, o nome gerador elétrico sugere um conceito muito errado, pois a energia não é gerada e sim transformada, pois o Princípio da Conservação de energia seria violado.
Sendo que a função básica de um gerador elétrico é abastecer um circuito, temos que analisar o gerador ideal e o real.
O gerador ideal é um gerador capaz de fornecer às cargas elétricas que o atravessam toda a energia gerada. Os geradores reais são quando a corrente elétrica que o atravessa sobre uma certa resistência.
O gerador elétrico foi inventado em 1879 por Werner Von Siemens, co-fundador da Siemens AG.
Receptor Elétrico
Receptor elétrico é qualquer dispositivo que transforma energia elétrica em energia não-elétrica que não seja somente em energia térmica, porque os dispositivos que transformam a energia elétrica totalmente em energia térmica são chamados de resistores. Chama-se receptor a qualquer dispositivo que transforme energia elétrica em outro tipo qualquer de energia, contanto que esse outro tipo de energia não seja calor.
Como exemplos práticos e concretos, podem ser citados alguns tipos de receptores elétricos que fazem o processo de transformar energia elétrica em energia mecânica como: liquidificador, ventilador, batedeira e etc.
Na prática vale a pena entender que a energia elétrica não será totalmente transformada em outro tipo apenas, pois uma fração menor dessa energia irá se transformar em energia térmica devido a presença da resistência interna r e do efeito joule. Já a outra grande parte se transformará em outro tipo de energia que se queira obter.
A estrutura de um receptor elétrico é basicamente a mesma de um gerador elétrico com apenas uma diferença. Os receptores possuem pólos trocados, ou seja, a corrente elétrica entra pelo pólo positivo e sai pelo pólo negativo. Em termos de análise de circuitos, os