Test Culos
Os testículos são as gônadas sexuais masculinas, que possui dupla função: produzir as células sexuais masculinas (espermatozóides) e sintetizar hormônios.
O principal hormônio sintetizado pelo testículo é a testosterona, bem como o seu metabólito dihidrotestosterona, sendo que o primeiro é altamente importante para o processo de espermatogênese (produção de espermatozóides), para a diferenciação sexual durante o desenvolvimento embrionário e fetal, assim como para o controle da secreção das gonadotropinas. Os testículos são orgãos pares, ovóides, facilmente palpáveis no interior da bolsa que os aloja (escroto), onde o esquerdo está, em geral em um nível inferior ao direito. O testículo desenvolve-se na região renal e migra para se alojar no escroto. Aos 3 meses de vida intra-uterina, o testículo ocupa a posição ilíaca, entre 6 e 8 meses, posição inguinal, e no recém- nascido ele já ocupa o escroto. A condição na qual não se observa a descida do testículo é denominada criptorquidismo, que pode ser uni ou bilateral. Cada testículo é um corpo ovoidal, cerca de 5 cm de comprimento por 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apresenta extremidades, os pólos, superior e inferior, duas faces, medial e lateral, e duas margens, anterior e posterior.
Normalmente, os indivíduos do sexo masculino possuem dois testículos. Cada um apresenta-se envolto por uma grossa cápsula de tecido conjuntivo denso, denominada túnica albugínea. Esta última é espessada na superfície dorsal dos testículos para dar origem ao mediastino do testículo, do qual partem septos fibrosos. Estes, por sua vez, penetram no parênquima testicular dividindo-o em compartimentos piramidais, conhecidos como lóbulos do testículo. Os ápices desses lóbulos em forma de cunha, convergem e formam o mediastino do testículo, que é uma massa de tecido fibroso contínuo com a túnica albugínea. Nos lóbulos localiza-se o parênquima do testículos: consiste de túbulos seminíferos contorcidos, onde ocorre a