tese
A dinâmica pode trazer na programação:
• Trabalho em equipe, para avaliar a capacidade de interação entre os colegas, relacionamento, postura;
• Venda de um produto aparentemente estanho, como uma cadeira sem perna, para testar a argumentação e a criatividade;
• Produção de textos com argumentos de venda, característica de um certo produto, suas vantagens e benefícios;
• Elaboração de estratégias de marketing, para avaliar criatividade.
Outras análises podem ser feitas durante a observação dos participantes na dinâmica. Quando, por exemplo, estipula-se um limite de tempo para as atividades, a resistência à pressão no trabalho pode ser avaliada.
Para adequar uma dinâmica de grupo em vendas, ou na sua equipe, é preciso saber exatamente o objetivo da dinâmica, ou em qual nível profissional será aplicada – diretores e gerentes? Vendedores e supervisores? Um profissional qualificado de recursos humanos tem o conhecimento para aplicar um teste direcionado para cada um dos níveis hierárquicos da empresa.
De norte a sul, de leste a oeste, todo mundo quer ser feliz. Não é tarefa das mais fáceis. A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos. Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis. Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica, a bolsa Louis Vitton e uma temporada num spa cinco estrelas. E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar