tese artesanato
Como manter o ritmo das vendas de produtos artesanais? A artesã Regina Mello pediu ajuda para aumentar o número de encomendas. Ela nos escreve: “Faço artesanato para vender, mas não consigo manter um bom ritmo de vendas. Recebo uma encomenda ou outra, e gostaria que fosse uma coisa contínua. Montei um site para exibir meus trabalhos e fiz cartões anunciando meu site. Já vendi bastante para uma loja da cidade, mas desisti porque precisava vender barato demais para que pudessem revender. Agora estou tentando vendê-los eu mesma. Como devo proceder para aumentar as encomendas?”
Confira as sugestões do Faça Diferente para aumentar as vendas:
O artesanato pode ser comercializado por diferentes canais e formas. A escolha deve ser feita em função de cada produto. No caso de artesão sem ponto de venda, podem ser bons meios de venda:
1. Fazer parcerias com lojas que comercializam especificamente artesanato ou tem no seu portfólio produtos artesanais. Nesse tipo de relação comercial, é preciso lembrar que a loja precisa ter lucro, portanto seu preço tem que ser compatível para que possam colocar sua margem e ainda assim o produto ter atratividade para o consumidor. O ganho do artesão passa a ser na quantidade vendida, ou seja, a margem de lucro é menor por peça mas ganha no volume de vendas. Para obter maior lucro por peça terá que reduzir os custos de fabricação. Procure negociar melhor com seus fornecedores e diminuir seu tempo de produção.
2. Participar de feiras de artesanato e exposições, apesar de nem sempre serem os melhores locais de vendas. Eventos são excelentes lugares para divulgar os produtos e a marca. Não esqueça que essas participações têm também custos com espaço, decoração, etc. Procure o Sebrae no Estado, e participe de programas de apoio ao artesanato;
3. Venda virtual – Nesse caso, é possível optar por dois caminhos:
a)