terrorismo
Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, por indivíduos, ou grupos políticos, contra a ordem estabelecida, é a forma escolhida por certas organizações para alcançarem os seus objetivos políticos. Consiste em atos de violência física ou psicológica imprevisíveis, contra Estados, indivíduos, grupos precisos e massas anónimas, de modo a instalar um ambiente de medo generalizado.
Deveremos ainda distinguir o terrorismo indiscriminado (são todas as ações que se destinam a fazer um dano a um agente indefinido ou irrelevante, não estabelecido previamente e que visa à propagação do medo geral na população) do terrorismo seletivo (visa um alvo reduzido, limitado, específico e conhecido antes de efetuar o ato e ainda a chantagem, vingança ou eliminação de um obstáculo).
Origem/Surgimento do terrorismo
Causas e consequências do Terrorismo
Podemos elucidar-nos sobre algumas das principais causas iniciais do terrorismo. A extrema pobreza como lar de todos os extremismos, ou seja, a revolta, o medo, a insegurança e a injustiça sentida pelas minorias irá levá-las a rebelião, de modo a atingir os seus objetivos. O ódio será um sentimento dominante nestas pessoas que veem na violência uma forma de fazer valer os seus princípios, recém adquiridos, que funcionarão para eles como uma base cultural, normas ou leis morais que os ajudarão a terem um sentido de pertença, no sentido em que se identificarão com pessoas na mesma situações. Surgirão então extremismos baseados em ideias de revolta e vingança contra os que são, segundo estas pessoas, os principais causadores da sua situação desfavorável na vida.
Na atualidade, a principal causa da difusão do terrorista é o sistema capitalista, segregador, elitista que visa apenas à promoção dos mais ricos sobre os mais pobres,