Territorio brsileiro
O processo evolutivo que levou a demarcação e ocupação é reflexo de sua historia iniciada a 5 séculos atrás . Sabe-se que o país foi descoberto em 22 de Maio de 1500 pelos Portugueses, embora sua ocupação tenha transcorrido tardiamente, a colônia brasileira já era divida pelo Tratado de Tordesilhas com pressão dos países Europeus sobre a colônia Portugueses e Espanhóis priorizaram uma ocupação territorial definitiva. Ao primeiro contato dos portugueses com indígenas foi possível extrair a madeira do Pau-Brasil muito valorizada no mercado europeu. Neste período os ataques a colônia Brasil foram incessantes vindos de varias partes do Globo .Com o receio de perder o território brasileiro a Coroa Portuguesa organizou e enviou expedições de ocupação , esta foi comandada por Martin Afonso de Souza e tinha como objetivos: povoar o território brasileiro, expulsar os invasores e iniciar o cultivo de cana-de-açúcar no Brasil.
Todas essas operações não foi efetivo para trazer segurança em relação a perda da Colônia, assim montou-se uma operação de força tarefa para uma ocupação permanente das terras americanas .
A cora tinha como desafio maior além da ocupação, a utilização das terras de forma econômica. Portugal que havia encontrado na extração do Pau-Brasil (arvore nativa de valor econômico muito elevado na Europa) mas somente isso não era suficiente para cobrir gastos: a medida adotava foi a exploração agrícola das terras brasileiras, Portugal já conhecia a pratica agrícola pois cultivava trigo em outras Ilhas do Atlântico . A parir de 1530 o produto então adotado para suprir as exigências foi a Cana-de açúcar para produção de Açúcar. Surge então outro desafio, implantar a produção no interior do país e o seu transporte para a Europa.
Os Países Baixos foram vitais nesta transação, além de financiar o refinamento também comercializavam o produto. Com o problema da mão –de – obra a solução