Terras do sem fim- Jorge Amado
Alba Santana Mota
Cíntia Oliveira de Assis
Luana Isabel Silva de Assis
Ilhéus, BA
2013
1. Introdução O livro Terras do sem fim foi publicado em 1943, é de autoria de Jorge Amado, romancista brasileiro natural de Itabuna, localizada no sul da Bahia e escreveu diversas obras relatando sobre o “ciclo do cacau”.
Teve adaptações para o teatro, cinema, rádio, televisão e quadrinhos. Foi publicado em Portugal e traduzido para o alemão, árabe, búlgaro, chinês, coreano, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, finlandês, francês, hebraico, holandês, húngaro, ídiche, inglês, italiano, polonês, russo, sérvio, sueco, tcheco e turco.
A narrativa presente em Terras do sem fim é sobre uma época onde houve lutas sangrentas dos coronéis pela posse de terras ainda intocadas para a plantação do cacau. Esta narrativa além de relatar a briga pela posse de terras, aborda a cultura econômica e agrícola do cacau na década de 30 e como este fruto era tido como ouro pelo alto valor econômico que possuía e como isso se reflete na vida daquelas pessoas que viviam naquelas terras e muitas outras que vinham se tornar um Grapiúna com o sonho da riqueza. Apesar de o cacau não ser mais o carro chefe para a economia, continua na memória das pessoas toda a história do cacau.
O enredo central será a luta de terras pelos coronéis e irmãos Juca e Sinhô Badaró e o coronel Horácio da Silveira, sendo que Jorge Amado não deixa de relatar uma série de acontecimentos à chegada do progresso, histórias amorosas, intrigas, mortes, traição. Com todos estes elementos Jorge Amado relatou sobre a região cacaueira sul - baiana.
2. Personagens que vieram habitar as terras grapiúnas
Com os comentários sobre a riqueza presente na região do sul da Bahia, algumas pessoas vinham para Ilhéus em busca de riqueza e conseguir um pedaço de terra e um dia retornar para sua cidade natal ou mandar buscar os parentes, mas a