Resumo Terras do sem fim
A prostituta Margot é uma das muitas pessoas que foram para Ilhéus nesta época. Enquanto muitos procuravam uma vida melhor, ela deixou Salvador para se encontrar com o amante, o advogado Virgílio. Este fora para a região para oferecer seus serviços aos ricos fazendeiros. Os dois moravam no pequeno povoado de Taboca em casas separadas, para evitar comentários da preconceituosa gente do local.
Virgílio é contratado pelo coronel Horácio, que rivaliza e disputa terras com os Badaró. Ele convida o advogado para jantar em sua casa, onde ele conehce e se encanta pela mulher do fazendeiro, Ester, uma moça fina que fala francês e toca piano. Esta, entediada em seu casamento, tambem se interessa pelo rapaz.
Firmo, um pequeno lavrador, sofre um atentado de um dos matadores dos Badaró. Horácio interpreta isto como prova de que eles partirão para uma grande luta pelas terras, e pede ajuda aos pequenos proprietários; os que ficarem do seu lado, manterão as terras e ganharão ainda mais. Entre os capangas de Juca, o mais violento dos Badarós, está Antônio Vitor, que viera no mesmo navio que Margot para Ilhéus com sonhos de riqueza.
Horácio manda sua mulher se seu filho para o palacete de Ilhéus, pois teme que algo possa acontecer a eles. Virgílio mede a mate e a registra em cartório no nome de Horácio e outros pequenos proprietários, mas os Badaró põe fogo no cartório e os documentos se perdem.
A luta pelas terras acirra-se. Emboscadas se sucedem e cada vez mais jagunços chegam ao local, sendo contratados pelos dois lados. Virgílio torna-se amante de Ester em Ilhéus, fazendo com que toda sociedade ria de Horácio. Já Margot, ex-amante de Virgílio, cai nos braços de Juca Badaró. Um dia, em um cassino, quando Margot dançava com o ex-amante, Juca intervém e lhe toma a mulher,