terrario
O que é um tarrário?
Terrário é uma miniatura de um ambiente, construído dentro de um vidro fechado, com areia, pedras, terra e plantas de pequeno porte, um pequeno ecossistema.
Trata-se de um recipiente fechado onde cultivamos algumas espécies de plantas, simulando o seu ambiente natural
O terrário funciona como um modelo do PLANETA TERRA. Nele encontramos todos os fatores ambientais que permitem a vida: luz e calor do sol, terra, oxigênio, gás carbônico, água, etc. Através dele podemos observar o processo de equilíbrio entre os seres vivos e o meio ambiente.
Dentro de um terrário exposto à luz, ocorre a FOTOSSÍNTESE, com produção de oxigênio, a água evapora e quando a umidade chega ao nível de saturação ela precipita sobre as plantas, ou deja, através de um terrário podemos evidenciar o ciclo da água e do oxigênio indispensáveis a manutenção da vida, como numa simplificação do funcionamento da atmosfera terrestre
Por isso, fazer um terrário é uma experiência muito interessante e divertida.
Além disso, permite-nos observar fenómenos da natureza, como o ciclo da água (só possível de ser observado em terrários fechados).
Como se dá o ciclo da água num terrário fechado?
Quando a temperatura aumenta, a água que foi colocada uma única vez no terrário, juntamente com a água proveniente da transpiração das plantas, evapora-se e dá origem a uma enorme concentração de vapor.
A atmosfera, criada pelo terrário fechado, não consegue absorver todo o vapor e quando este encosta na parede do recipiente, que está a uma temperatura mais baixa, condensa (transforma-se em gotículas que se depositam no tecto e nas paredes do terrário).
E o que acontece quando a humidade atinge um elevado estado de saturação?
Chove no terrário!
As gotículas precipitam-se para o solo, molhando de novo a terra. E reinicia-se o ciclo da água.
Um terrário também nos ajuda a perceber melhor, e de uma forma fácil, como funciona a camada de ozono. Essa tarefa é