terraplanagem
Segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS, EMBRAPA 2006):
“O solo que classificamos é uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas e gasosas, tridimensionais, dinâmicos, formados por materiais minerais e orgânicos que ocupam a maior parte do manto superficial das extensões continentais do nosso planeta, contém matéria viva e podem ser vegetados na natureza onde ocorrem e, eventualmente, terem sido modificados por interferência antrópica.”
1.2. Execução da Terraplenagem
Objetivos das obras de terras – Adequar o relevo para implantar estradas (rodovias e ferrovias), açudes, barragens, canais de irrigação, canais de navegação, obras industriais, residenciais e comerciais, perfurar túneis. Terraplenagem - É o conjunto de atividades (Escavação, Carga, Transporte, Descarga),
1.3. Classificação da Terraplenagem
Manual – É aquela resultante da potência do esforço humano ou de tração animal.
Mecanizada – É aquela resultante da potência dos motores das máquinas em geral, têm larga aceitação na execução de obras.
Características da Terraplenagem Mecanizada - Requer altos investimentos iniciais em equipamentos, requer um alto padrão de eficiência (tudo deve ser bem planejado e bem executado),requer pouca mão de obra, mas altamente qualificada, permite grandes movimentações de terras em um tempo relativamente curto.
1.4. Operações Básicas
Escavação – É a operação cuja finalidade é romper a compacidade do solo através do emprego deferramentas cortantes, possibilitando sua movimentação com maior trabalhabilidade. A unidade que executa esse serviço é a escavo transportadora.
Carga – É a operação cuja finalidade é acomodar o material em condições de ser deslocado pelo equipamento transportador desde o local de extração até o depósito.
Transporte – É a operação cuja finalidade é levar o material desde o local da extração até o local de depósito, considera-se também a fase do transporte vazio,