TERRAPLANAGEM
Durante os serviços de escavação e terraplenagem trabalhamos com diferentes tipos de materiais que são classificados de acordo com:
Material de 1ª categoria
Compreende os solos em geral, residual ou sedimentar, seixos rolados ou não, com diâmetro máximo e inferior a 0,15m, qualquer que seja o teor de umidade apresentado.
I
Dica 01: Não necessita do uso de explosivos para sua escavação.
Material de 2ª categoria
Compreende os de resistência ao desmonte mecânico inferior à rocha não alterada, cuja extração se processe por combinação de métodos que obriguem a utilização do maior equipamento de escarificação exigido contratualmente; a extração eventualmente poderá envolver o uso de explosivos ou processo manual adequado, incluídos nesta classificação os blocos de rocha, de volume inferior a 2 m³ e os matacões ou pedras de diâmetro médio entre 0,15m e 1,00m.
Dica 02: é o solo misturado de argilas com pedras e/ou matacos.
Material de 3ª categoria
Compreende os de resistência ao desmonte mecânico equivalente à rocha não alterada e blocos de rocha, com diâmetro médio superior a 1,00m, ou de volume igual ou superior a 2m³, cuja extração e redução, a fim de possibilitar o carregamento se processem com o emprego contínuo de explosivos. ×
Dica 03: esse material pode ser utilizado para fazer forro de pedra em áreas de NA aflorado e em áreas de troca de solo saturado de baixa resistência.
Ao fazer o planejamento de escavação, carga e transporte a classificação dos materiais deve ser levada em consideração porque a produtividade das máquinas é diferente para cada material. Por exemplo, a produtividade de uma escavadeira fazendo corte em uma argila (material de 1° categoria) é maior que corte ou retirada de material rochoso (3° categoria).
Referências:
a) DNER-ES 278/97 – Terraplenagem – serviços preliminares;
b) DNER-ISA 07 – Instruções de serviço ambiental;
c) DNER – Manual de Implantação