TERRAPLANAGEM – PROCESSO DE HOMOGENIZAÇÃO
INTRODUÇÃO
A terraplanagem é o ato ou efeito de terraplenar, encher de terra os vãos de um terreno para ele ficar plano. Consiste em uma técnica usada no âmbito da construção.
Este termo, que está relacionado com a construção civil, remete para processos de aplanar ou alisar um determinado terreno, onde muitas vezes terra em excesso é removida para lugares onde há menos terra. Este processo é muito comum em diversas construções. Terrapleno é um terreno a que se encheu uma depressão ou cavidade, ficando plano.
O processo de homogeneização na terraplanagem é a parte onde se mistura os agregados, de forma que não sobra torrões de terra, feita com motoniveladoras, grades e arados especiais, a camada solta deve estar bem pulverizada, sem torrões muito secos, blocos ou fragmentos de rocha, antes da compactação, principalmente se for necessário aumentar o teor de umidade.
Este trabalho consiste em estudar os equipamentos que serão usados no processo de homogeneização, conhecendo assim, os tipos, suas utilidades e seus benefícios na construção civil.
TIPOS DE EQUIPAMENTOS
Motoniveladoras
As motoniveladoras são as máquinas mais versáteis na terraplanagem. Para acabamento, trabalham por raspagem, fazendo pequenos cortes e espalhamento, conformando as cotas finas, acerto de taludes, manutenção de estradas de terra , pequenas valetas, escarificação e trabalho final de limpeza da faixa.
Algumas, como as "Ray-go Giant" , podem ser extremamente grandes e com motores de alta potência, para grandes espalhamentos de material. Nesse caso, fazem um trabalho que se assemelha mais ao dos grandes tratores de lâmina do que ao de suas irmãs menores(que continuam a ser necessárias, para o acabamento mais fino do espalhamento).
GRADE DE DISCO
São equipamentos usados tanto na agricultura, quanto em serviços de terraplenagem.
Seu objetivo principal em terraplenagem é a o de homogeneizar a umidade do solo, visando obter boa