terra
(1592-1670), ressaltando suas influências, embates e aspectos centrais da referida obra. Reconhece o quanto as propostas de educação no campo da didática foram influenciadas pelas proposições desse autor, que não apenas cunhou a Didática Magna, como conferiu a esta, uma dimensão audaciosa para sua época. O trabalho se caracteriza pela pesquisa bibliográfica, na qual se tenta identificar a relação entre os componentes centrais da obra de Comenius em face do contexto de sua produção. Acredita que, com tal exercício, seja possível destacar alguns aspectos cruciais da didática que fazem presentes no curso da escola moderna. Temas como a universalidade do ensino, a inclusão, a seriação, o dever do Estado na educação, a educação na primeira infância. Enfim, pretende verificar como certas características sociais, econômicas e culturais de uma dada época possibilitam as condições de permanência ou a promoção da mudança de certos traços outrora apontada por Comenius.
PALAVRAS-CHAVE: Didática, Comenius, Pedagogia.
A Didática, entendida como a arte de ensinar, vem sendo recriada e adaptada às novas situações ao longo da história da educação, porém sua sistematização concreta se deu no século
XVII com o pensador morávio João Amós Comenius. Partindo do pressuposto de que é possível a
Didática comeniana propor temas que ultrapassam os séculos e se manifestam na contemporaneidade, este trabalho pretende verificar como certas características sociais, econômicas e culturais de uma dada época promovem as condições de permanência ou a possibilidade da mudança de certos traços da didática outrora apontada por Comenius.
Antes, é importante contextualizar o autor em questão. João Amós Comenius nasceu em
1592 de família pertencente à União de Irmãos Morávios,