clima organizacional
BENEFICIOS
Introdução
Segundo Chiavenato, Idalbeto (2006) denomina-se beneficio o conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização o complemento ao sistema de salários. O somatório compõe a remuneração do empregado.
Por mais que oferecemos vantagens para o trabalhador ou agir de forma paternalista criando uma estratégica tanto para as ações de recursos humanos quanto para o marketing institucional das empresas. O setor evoluiu de tal forma que hoje já se fala oferecer benefícios personalizados ao gosto de cada funcionário. São os chamados benefícios flexíveis, os benefícios passaram a ser uma parte integrante da operação total. Apesar de haverem outros fatores para atração de talentos, como com ambiente de trabalho, perspectivas de carreira, mas o que realmente faz um profissional de emprego é o salário o plano de beneficio oferecido. Em um histórico do desenvolvimento dos benefícios no Brasil, as primeiras ações tiveram cunho, mais assistencial, já que havia uma preocupação dos empresários pelo fato dos operários não conseguirem se manter em pé por não terem o que comer em casa , então foi nesse momento que surgiu o programa de alimentação do trabalhador (PAT). Foi também nessa época que começaram a aparecer os primeiros planos de saúde, pois até então, as grandes empresas mantinham ambulatórios para atendimento básico. Com o crescimento da organização de serviços nas empresas , vários outros benefícios também começaram a administrados por empresas especializadas.
Hoje, a área de benéficos não é mais pelas organizações de forma paternalista, que somente servia para doar um pacote de vantagens. A política de benefícios passou a ser vista como uma área estratégica para a retenção e atração de talentos e cujos custos podem ser repartidos com os colaboradores.
Diagnostico
Após a aplicação da pesquisa de clima na empresa, a Diferencial em consultoria de Recursos Humano verificou como é grande a