terra dourada
R= A Estrutura Organizacional adotado pelo Grupo Globo é aquilo que Chiavenato (2006); Maximiano (2006a); e Megginson et al. (1998) chama de tipo organizacional FUNCIONAL. O Grupo adotou esse modelo para melhorar a coordenação das atividades dividindo o todo em especialidades e delegando a cada uma das áreas a autoridade funcional.
As Organizações Globo se constituem de um grupo integrado de diversas empresas que atuam em diferentes setores, as atividades da Organização, são separadas em divisões independentes, compostas por várias empresas. A adoção deste modelo estrutural visa melhorar a departamentalização e a divisão das atividades, facilitando a coordenação por parte da alta administração, uma vez que o controle de uma estrutura deste porte é difícil, e facilmente, poderia tornar-se altamente burocratizado caso o processo decisório ficasse nas mãos de uma única pessoa.
3) Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciaram a estrutura organizacional do Grupo Globo?
R= Dentre as principais variáveis contingenciais que influenciaram a estrutura do Grupo Globo, podemos destacar no ambiente interno o tamanho da organização, a dificuldade no controle da organização pela sua dimensão, o emperramento dos processos decisórios por causa da sua hierarquização, o “inchaço” do corpo administrativo, assim como os erros cometidos por ele.
2.Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio?
R= Se for levado em conta que “critérios” faz referência aos fatores condicionantes, ou seja, o ambiente interno e externo. A departamentalização ocorreu devido ao tamanho do conglomerado – uma centralização aumentaria a burocracia. Para o agrupamento do negócio, o critério é o da independência com metas a serem atingidas e quando não, reestruturações são efetuadas. Os departamentos foram