Termômetro
Introdução Teórica
Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. Em laboratório de Química, é comum a busca pela exatidão e precisão das medidas com o mínimo de erros experimentais possíveis, a fim de obter melhores resultados qualitativos e quantitativos. Dentre os erros mais freqüentes, citam-se os sistemáticos(originados por imprecisão do instrumento).
Medidas de temperatura são fundamentais em pesquisa e desenvolvimento em ciências e tecnologia, pois grande parte das propriedades físicas e químicas apresenta alguma dependência com a temperatura. Logo, um instrumento de grande importância laboratorial a ser calibrado é o termômetro.Para isso, tem-se como referência o ponto de fusão e ebulição da água nas devidas condições de pressão atmosférica local e a literatura como padrão de consulta. calibração pode ser efetuada por qualquer entidade, desde que esta disponha dos padrões rastreados e pessoal competente para realizar o trabalho. Para que uma calibração tenha validade oficial, é necessário que seja executada por entidade legalmente credenciada. No Brasil, existe a Rede Brasileira de Calibração
(RBC), coordenada pelo INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
Esta rede é composta por uma série de laboratórios secundários, espalhados pelo país, ligados a
Universidades, Empresas, Fundações e outras entidades, que recebem o credenciamento do INMETRO e estão aptos a expedir certificados de calibração oficiais.
Objetivo Fazer uma calibragem de um termômetro através de medições de pontos de fusão e ebulição de determinadas amostras.
Procedimento Experimental - Materiais utilizados: