termometros
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE
TERMOMETROS INDUSTRIAIS
PONTA GROSSA
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho o tema a ser abordado será termômetros industriais , em específico o bimetálico e o de dilatação de liquido. Todas as substâncias são constituídas de pequenas partículas, as moléculas que se encontram em contínuo movimento. Quanto mais rápido o movimento das moléculas mais quente se apresenta o corpo e quanto mais lento mais frio se apresenta o corpo. Então define-se temperatura como o grau de agitação térmica das moléculas baseado nisto criou-se o termômetro , dispositivo usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura. Ele faz uso de comparações entre a variação de propriedades das substâncias como volume, pressão, resistência elétrica, variação de cor, etc. para relacioná-las com a variação da temperatura . Embora se trate de uma grandeza fortemente inserida no cotidiano, a temperatura apresenta alguns aspectos que a fazem um caso peculiar entre as grandezas físicas.
TERMÕMETRO BIMETALICO
Os mais conhecidos termômetros bimetálicos baseiam-se no efeito de dilatação de um material composto por dois componentes metálicos com coeficientes de dilatação diferentes.
A equação básica que rege esta relação é:
Lt = Lo (1 + α ∆ t)
Onde:
t = temperatura do metal em ºC to = temperatura de referência do metal em ºC (normalmente 0ºC)
Lo = comprimento do metal à temperatura de referência
Lt = comprimento do metal à temperatura t em ºC α = coeficiente de dilatação linear
∆t = t - to A dilatação acontece quando uma barra de metal ligada a outra barra de metal diferente são aquecidas ou esfriadas, resultará diferentes alterações nos comprimentos que irá produzir um arqueamento da barra. Esse arqueamento é usado para abrir ou fechar válvulas bem como ligar ou desligar circuitos elétricos ou em alguns casos registrar a quantidade de