Termos Técnicos Eng. Civil
2. Agregado: É o material mineral (areia, brita, etc.) ou industrial que entra na preparação do concreto.
3. Armadura: Conjunto de ferros que ficam dentro do concreto e dão rigidez à obra.
4. Argamassa: Mistura de areia, cimento, cal, água, utilizada para vários fins em obras de alvenaria.
5. Baldrame: Fundação submetida a poucos esforços ou esforços provisórios, não existindo grandes exigências de segurança, são normalmente alicerces para construções leves de madeira, normalmente são executados em alvenaria ou madeira.
6. Betoneira: Máquina misturadora dos elementos constituintes do betão, existindo vários tipos de betoneiras e de várias capacidades.
7. Concreto armado: Estrutura de concreto que possui em seu interior, armações feitas com barras de aço. Estas armações são necessárias para atender à deficiência do concreto em resistir a esforços de tração e são indispensáveis na execução de peças como vigas e lajes, por exemplo. 8. Corpo de prova: Amostra representativa de material de construção, de acordo com normas definidas, para maior garantia dos resultados.
9. Empreitada: Acordo existente entre o dono de obra e o executante de modo a ser executado determinado trabalho, mediante um pagamento, sendo estas operações alvo de legislação própria, que legaliza as situações do acordo.
10. Junta de dilatação: Recurso que impede rachaduras ou fendas. São réguas muito finas de madeira, metal ou plástico que criam o espaço necessário para que os materiais como concreto, cimento, etc. Se expandam sem danificar a superfície.
11. Plasticidade: É a propriedade que permite à argamassa deformarse e reter certas deformações após a redução das tensões que lhe foram impostas. Esta