termos modernos
Num dia soalheiro de verão a cigarra gastava muito, comprava tudo o que via pela frente. Enquanto isso, uma formiga trabalhava por perto. A formiga afadigada, trabalhando duro para conseguir um dinheiro, pois tinha um objetivo ir à copa do mundo. As cigarras passando enfrente do trabalho das formigas perguntou:
-Porque não vem aqui para agente fazer umas comprinhas, em vez de ficar ai trabalhando. Isso vem gasta um pouco para de ficar trabalhando muito, não vale a apena vem se divertir. A formiga firme com seu objetivo responde: - Agradeço o convite mais estou precisando guarda meu dinheiro, pois tenho um objetivo quero de ir à copa. Não só eu e sim todos os trabalhadores tem um objetivo. Uma formiga que trabalhava por perto disse: - Eu te aconselho-te a fazer o mesmo, para de gasta com coisas desnecessárias... A cigarra nem ai para os conselhos de seus amigos responde:
-Gente para com isso vamos viver um dia de cada vez. Isso mesmo gente dinheiro que não falta para nós. A formiga responder: - Se você pensa assim...
Isso mesmo que não ouve conselho ouve coitado. A Cigarra irritada sai. Passaram se três meses chegou da época da copa. As cigarras tristes sem dinheiro e queria muito ir à copa. As formigas todas animadas saíram para compra suas passagens para ir à copa, no caminho encontro as cigarras e disseram: - O que vocês estão fazendo aqui. A cigarra triste responde: - Podemos ir com vocês na copa o nosso dinheiro acabou. A formiga animada responde: - Lembra que vocês disseram que dinheiro e que não falta para você! À cigarra responde: - pois é passamos do limite, gastamos todo o dinheiro. A formiga responde: - Agora para você aprender a ouvir seus amigos e guarda seu dinheiro eu não vou levar vocês para a copa. Da próxima vez você guarda seu dinheiro e vai. A cigarra triste vai para sua casa. Seus amigos se divertiam e ela ficou sem dinheiro e não conseguiu ir para a copa.