Termos Linguagem
No livro, podemos ver a linguagem da sociedade, sendo tratada de uma forma séria e ao mesmo tempo divertida, como as pessoas que não conhecem essas variações podem produzir tanto uma situação de edificação quanto de destruição em termos de convivência social e pessoal, por causa do preconceito da linguagem.
No texto “o gigolô das palavras”, o autor afirma que “a linguagem é, e deve ser tratada, como um meio de comunicação e segundo ele a gramática é apenas um esqueleto de língua”, o que ele quer dizer que embora a gramática seja importante, ela serve mais para os estudos, sendo assim não para fornecer informações.
Em sala de aula aprendemos sobre várias formas de escrita, várias linguagens, várias funções de linguagem, e etc., mas a forma de escrever, falar e se comunicar corretamente não tem sido considerado um elemento importante para a população. Podemos observar a prova disto, a população brasileira, principalmente, mostra grandes porcentagens de analfabetos ou pessoas incapazes de se expressar.
Por outro lado, é muito triste, mas é o que acontece praticamente direto em nosso país, os alunos das classes desfavorecidas que não falam o português padrão não são valorizados mesmo dentro do sistema educacional. Embora as discussões sobre variação da linguagem sejam constantes, principalmente no que se refere à valorização das diversas variações linguísticas no ambiente escolar, a escola ainda continua priorizando o padrão educacional e condenando aquelas que não atendem ao padrão linguístico. Essas classes sociais são os analfabetos, os trabalhadores rurais, e aqueles de