termorregulação
Esquema Corporal.
“Segundo Wallon (1961), esquema corporal é o elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, cientifica e diferenciada que a criança tem do seu próprio corpo... O movimento como forma de expressão encontra-se intimamente ligado à personalidade. O que somos nada mais é do que o fruto de todas as experiências vividas, tanto as positivas quanto as negativas, portanto, a ação sobre o meio e a resposta que esse meio emite em consequência dessa ação determinarão a forma de ser, o caráter da criança.”
Os autores, com a preocupação de entendermos melhor esse processo da criança, e assim, obrigatoriamente atentarmos para cada fase, dividiram essa passagem em cinco partes:
1. Estrutura corporal: “Estrutura Corporal é a noção da nomenclatura e localização das partes do corpo.”
2. Postura: “Postura é o posicionamento do corpo estático ou perante a execução de um movimento. Durante as aulas de Educação Física a criança se encontra na maior parte do tempo em pé.”
3. Respiração: “Respiração é o fenômeno que possibilita a troca gasosa, elimina as substancias nocivas ao corpo e renovando o ciclo energético.”
4. Relaxamento: “Um trabalho de relaxamento envolveria os seguintes aspectos:
- realizar movimentos com diferentes velocidades e contrações musculares de diferentes intensidades;
- passar do repouso ação rápida e vice-versa e;
- dissociar segmentos.
5. Lateralidade: “Com o passar do tempo a lateralidade assumiu um papel de destaque dentro das discussões pedagógicas e psicopedagógicas. Podemos destacar aqui a atenção dedicada a este aspecto no que diz respeito à pré-escola e a total desatenção quando a criança ultrapassa os sete anos.”
Estruturação Espacial.
“Como conhecimento do meio físico e social e sua