termorregulação e osmorregulação
Osmorregulaçao nos vertebrados – os vertebrados ocupam uma grande diversidade de ambientes: ambiente terrestre, ambiente dulciaquícola, ambiente marinho e mesmo zonas com condiçoes extremas, como o deserto. Em resposta a todos estes ambientes surgiram, durante a evoluçao, mecanismos diversos de osmorrgulaçao.
Osmorregulaçao nos seres humanos – em muitos vertebrados, nomeadamente nos seres humanos, o sistema excretor, para alem de eliminar as excreçoes, tem um papel crucial no controlo da concentraçao de agua e ioes do meio interno.
Seres osmoconformantes – Não apresentam capacidade de controlar a sua pressão osmótica interna, a qual varia conforme a pressão osmótica externa. ( a maioria dos invertrebados marinhos)
Seres osmorregulantes – Animais que permitem a manutenção da pressão osmótica do fluído intersticial independente da pressão osmótica externa, através do transporte activo, com gasto de energia. ( maioroia dos vertebrados)
Os peixes vivem no ambiente aquatico há cerca de 460 milhoes de anos. Atualmente podem encontrar-se uns em agua doce e outros em agua salgada, mantende a pressao osmotica dos seus fluidos corporais em homeostasia. (homeostasia – manutençao das condiçoes do meio interno dentro de limites compativeis com a vida.) quando o peixe não bebe agua há uma entrada de agua por osmose e sao captados ioes pelas celulas das branquias e elimina grande quantidade de urina diluida. Quando o peixe bebe agua perde agua por osmose e sao excretados ioes por celulas das branquias e elimina pequena quantidade de urina.
Os repteis marinhos e algumas aves retiram o alimento do mar e eliminam o excesso de ioes atraves de glandulas chamadas glandulas de sal, situadas na cabeça.
O rim controla a composiçao do plasma sanguineo, ficando