Termoquimica
2. Quando há liberação de calor, o processo é chamado de exotérmico; e quando há absorção de calor dizemos que o processo é endotérmico.
(Acima). Os produtos são menores que o conteúdo energético dos reagentes.
(Acima). No processo da reação endotérmica é necessário um fornecimento externo de energia. Sendo assim, a energia armazenada dos reagentes é menor que a dos produtos.
3. A) Entalpia de Reação: Entalpia é a quantidade de energia em uma determinada reação, a variação de Entalpia é referente à origem desta energia. Por exemplo, se a energia é proveniente de uma reação de Fusão (passagem de uma substância do estado sólido para o liquido), teremos Entalpia de Fusão.
B) Entalpia de Formação: É a variação de entalpia verificada na formação de 1 mol de moléculas de uma determinada substancia no estado padrão ( em condições ambientes (25º C e 1 atm) e no estado alotrópico mais estável). C) Entalpia de Combustão: É o calor absorvido na combustão de 1 mol da substancia, em condições ambientes (25º C e 1 atm). A combustão libera calor, ela ocorre entre combustível e um comburente, o combustível pode ser qualquer substancia, o principal comburente é o oxigênio.
D) Entropia: A entropia consiste numa função termodinâmica definida de tal forma que quando uma pequena quantidade de calor é recebida por um sistema a uma temperatura T, a entropia para esse sistema é aumentada desde que não ocorram alterações irreversíveis no sistema termodinâmico. O conceito de entropia foi proposto pelo alemão Rudolf Clausius que estabeleceu as pedras basilares da Termodinâmica. Depois do conceito de energia ter sido firmemente estabelecido, o que lhe permitiu enunciar a lei da conservação da energia, Clausius decidiu propor algo idêntico ao que tinha feito com a