termoquimica
A termoquímica também chamada de termodinâmica química, é o ramo da química que estuda o calor (energia) envolvido, seja absorvido, seja produzido, nas reações químicas e quaisquer transformações físicas, tais como a fusão e a ebulição, baseando-se em princípios da termodinâmica. A termoquímica, genericamente, é relacionada com a troca de energia acompanhando transformações, tais como misturas, transições de fases, reações químicas, e incluindo cálculos de grandezas tais como a capacidade térmica, o calor de combustão, o calor de formação, a entalpia e a energia livre.
A termoquímica apóia-se sobre generalizações estabelecidas em termos modernos, eles são os seguintes:
Leis de Lavoisier e Laplace (1780): A transferência de energia acompanhando qualquer transformação é igual e oposta a transferência de energia acompanhando o processo reverso.
Lei de Hess (1840): A variação de energia (entalpia) total de uma reação é a soma das entalpias de reação das etapas em que a reação pode ser dividida.
Classificação de Reações
Reação Exotérmica:
Reações que se realizam com liberação de energia (calor).
Reagentes → Produtos + calor liberado
Reação Endotérmica:
Reações que se realizam com absorção de energia (calor)
Reagentes + calor → produtos
(Reagentes absorvem calor para formar os produtos mais energéticos.)
Energia de Ativação
A energia de ativação é a menor quantidade de energia necessária que deve ser fornecida aos reagentes para a formação do complexo ativado e para a ocorrência da reação.
Componentes Energéticos dos Alimentos
Os alimentos energéticos são aqueles que dão energia ao organismo como cereais, gorduras ou carne.
Os alimentos podem assim ser divididos em alimentos energéticos, reguladores e construtores, pois as proteínas além de fornecerem energia ao organismo também ajudam a construir os tecidos do corpo.
Alimentos Energéticos: Carboidratos e gorduras
• Cereais: arroz, trigo, milho, aveia, cevada, etc.
•